NEGOCIAÇÃO AVANÇOU, MAS AINDA NÃO FECHOU PROPOSTA PARA A PLR 2017

NEGOCIAÇÃO AVANÇOU, MAS AINDA NÃO FECHOU PROPOSTA PARA A PLR 2017

plr-1Nesta última quarta-feira, 22 de fevereiro, os sindicatos e a Copel se reuniram novamente para a negociação do Acordo da PLR 2017/2018.

Um dos assuntos encaminhados pelas entidades sindicais na reunião anterior, realizada dia 07/02, era da possibilidade de se fazer um acordo de PLR para dois anos, sendo que a cada ano somente seriam revisadas plr-3metas, com base nos indicadores do planejamento estratégico da Companhia para cada período. A Empresa havia demonstrado interesse nessa possibilidade, contudo o CCEE (Conselho de Controle das Empresas Estaduais) recusou a formalização de acordo nesse sentido.

Na reunião, a empresa fez uma apresentação inicial de parâmetros para as metas e cenários que apontam possibilidades de serem cumpridas. Os sindicatos, por seu lado, elencaram como preocupações:

– prever metas estimulantes e possíveis de serem alcançadas;

– prever a possibilidade de ganhos maiores se houver superação das metas;

– segurança de recebimento da PLR na proporção do que for cumprido;

– montante justo e compatível com o compromisso que os copelianos têm com a empresa.

Após essas discussões, empresa e sindicatos chegaram a alguns consensos sobre a PLR:

1 – Manter o acordo vigente da PLR 2016/2017, que garante a utilização de duas fórmulas de apuração do montante a ser distribuído à título de PLR, sempre observando a aplicação da fórmula que seja mais benéfica aos trabalhadores;

2 – Que as novas metas para o acordo 2017/2018, obedecerão aos indicadores aprovados pelo CAD, que serão apresentados no Planejamento Estratégico da Empresa no início de março;

3 – Inclusão de duas cláusulas de garantia, caso uma ou mais metas, porventura não venham a ser cumpridas integralmente, desde que justificadas pela empresa e aceitas pelo CAD.

Uma nova reunião ficou prevista para acontecer entre 13 a 17 de março, onde serão analisadas as metas, já tendo em mãos dados atualizados de balanço. Nesta ocasião também será feita a negociação quadrimestral prevista no Acordo Coletivo de Trabalho, envolvendo outros temas.

A proposta que está sendo negociada para a PLR entre os sindicatos e a Copel será posteriormente enviada para análise do CCEE. Só depois será oficializada. A empresa se comprometeu em agilizar a apresentação dos pontos negociados ao CCEE, de modo que a proposta possa ser apreciada no Conselho, para ser depois oficialmente submetida a avaliação dos copelianos, em assembleias sindicais.

Informaremos todas as novidades sobre a PLR.

Confira também

GOVERNO EDITA MEDIDA PROVISÓRIA SOBRE A REFORMA TRABALHISTA, MAS NÃO ATENUA SEUS DANOS

GOVERNO EDITA MEDIDA PROVISÓRIA SOBRE A REFORMA TRABALHISTA, MAS NÃO ATENUA SEUS DANOS Publicado em 16 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *